Máquinas Desejantes


  POEMA BIOMÁTICO – DEVIRES MAQUÍNICOS
(a partir do livro “Anti-Édipo” de Felix Guattari e Gilles Deleuze)



 


Debaixo da pele o corpo é uma fábrica a ferver,
e por fora,
o doente brilha,
reluz,
com todos os poros,
estilhaçados.
                                    Artaud



                      eu e mim, eu e minhas caixas de ritmos
                                                
 em toda parte
                               isto funciona perfeitamente bem:

                                                          isto come
                                                          isto mija
                                                          isto bebe
                                                          isto peida
                                                          isto chora
                                                
                                 em toda parte
                                 isto funciona perfeitamente bem
-          algumas vezes sim, algumas vezes não
em toda parte
são máquinas, de modo algum metaforicamente,
de modo algum metafisicamente,
com seus acoplamentos, suas conexões...seus fluxos,

fluxos e cortes
fluxos e cortes
fluxos e cortes
                                  
                                                                                          em toda parte
                                                                                          isto funciona perfeitamente bem:

             isto come
             isto bebe
             isto caga
             isto chora
             isto peida
             isto ri
             isto sonha

                                                    em toda parte
                                                    isto funciona perfeitamente bem:

                                                                                                                             isto come
                                                                                                                             isto mija
                                                                                                                             isto bebe
                                                                                                                             isto peida
                                                                                                                             isto chora
                                                                                                                             isto caga
                                                                                                                             isto fode
                                                                                                                             isto quer replicar
                                                          - é confiável?
                                    
    eu, eu e mim
                                                   eu e minhas caixas de ritmos:
                                                   todos os tons, todos os sons, todos os sóis,
                                                   todos os...
                                       
                                 em toda parte
                                 isto funciona perfeitamente bem

                                                    isto come
                                                    isto mija
                                                    isto bebe
                                                    isto peida
                                                    isto chora
                                                    isto caga
                                                    isto fode

                                                                                           isto tem os raios do sol no cu!
                                          
                                 em toda parte
                                 isto funciona perfeitamente bem:
                                
                            
                                 isto
                                 isto
                                 isto

                                                   ... eu e mim. eu e minhas máquinas.
                                                   além delas, o que há?
                                                   eu e mim. eu e minhas máquinas.
                                                   para além delas, o que há?
                                                
                                                   há quem diga que à coisa em si se liga.
                                                   eu me desligo. tu te desligas.
                                                   além das máquinas, o que há?


                                                                                                    Herbert Emanuel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"AMAR É UM DESERTO E SEUS TEMORES"

José Paulo Paes e a literatura que encanta adulto e criança

Dulcinéa Paraense: a flor revelada