LANÇAMENTO DO FORA DO EIXO LETRAS NO AMAPÁ E EM TODO O BRASIL

Santana 11/03/2011 (Praça Cívica do município às 18h)
Macapá 12/03/2011 (Praça da Bandeira às 18h)


O Tatamirô grupo de Poesia e o PIUM FILMES são o ponto de linguagem do Fora do Eixo Letras  no Amapá. Integrado a parceiros, os tatás e os piuns estão preparando o lançamento do FEL durante o Grito Rock que no Amapá acontecerá nas datas expostas acima. Saiba mais, agora:

"O fanzine chega para possibilitar que as palavras sigam o rumo das notas musicais, acordes, baquetas, ximbaus, palhetas e cases nos mais de 130 pontos onde acontece o Festival Grito Rock."
O FEL - Fora do Eixo Letras - lança seu primeiro fanzine, OrFEL, uma publicação que contém poesia e prosa de diversos escritores ligados ou não ao Circuito Fora do Eixo. O fanzine contendo representantes de todas as regiões do país, irá circular em formato impresso em todos os pontos onde acontece o Festival Grito Rock América Latina.
No total, foram mais de 100 trabalhos inscritos para o fanzine, que reúne 14 autores selecionados por uma curadoria formada pela FEL e pelo Núcleo de Poéticas Visuais. A relação entre estas duas frentes do Circuito Fora do Eixo favorece a discussão sobre a literatura e as artes visuais, bem como demais núcleos artísticos, como o AudioVisual e o Clube de Cinema, buscando compreender a cadeia produtiva das linguagens artísticas para pluralizar conceitos e democratizar seu acesso.
Acreditando que toda palavra tem seu sentido construído socialmente, OrFEL espelha alternativas elaboradas coletivamente e se apresenta como uma forma de produção, circulação e divulgação de obras para as cidades onde ocorre o Festival Grito Rock 2011.


Os autores de OrFEL#00

OrFEL conta com autores de todas as regionais ligadas ao Circuito Fora do Eixo, o Norte, Nordeste, Centro-oeste, Sudeste SP/RJ, Sudeste MG/ES e Sul. Entretanto, há autores de fora do circuito que também fazem parte do fanzine. Seu conteúdo preza pela singularidade e diversidade estilística, gerando uma sutil sensação de tournê dos autores e de suas palavras durante o Festival Grito Rock.
Dentre os estados participantes, Minas Gerais se destacou como o que mais enviou obras para a curadoria. Entretanto, além dos talentosos mineiros, vários sotaques literários, sabores e sintomas proporcionam aos leitores uma visão para além da palavra-livro.

Entre as folhas de OrFEL é possível encontrar, por exemplo, a poesia da bahianinha Brisa Moura, de apenas 16 anos, escolhida para representar a Regional Nordeste. E, apenas algumas páginas a frente, a prosa de Maryllu Caixeta, doutoranda em estudos literários pela Unesp de Araraquara/SP e autora do livro Leros e Boleros, uma das representantes da Regional Sudeste SP/RJ.

Conheça os autores selecionados para o fanzine OrFEL:

Regional Norte:
- Jenifer Nunes - Coletivo Palafita - Macapá/AP
- Kaline Rossi - Coletivo Catraia - Rio Branco/AC

Regional Nordeste:
- Brisa Moura - Jequié/BA

Regional Centro-oeste:
- Waller Chaves - Goiânia/GO

Regional Sudeste RJ/SP:
- Fabiana Ribeiro - Araraquara/SP
- Clara Mancuso - Coletivo Ajuntaê - Campinas/SP
- Maryllu de Oliveira Caixeta - Araraquara/SP

Regional Sudeste MG/ES:
- Crys Marques - Coletivo Corrente Cultural - Poços de Caldas/MG
- Renan Moreira - Coletivo Corrente Cultural - P. de Caldas/MG
- Luis Fernando Resende - Uberlândia/MG
- Marco Antonio Neri - Coletivo Namarra - Santa Luzia/MG
- Leon Aguiar - Uberlândia/MG

Regional Sul:
- Neo One Eon - Movimento Soma - Porto Alegre/RS
- Isabela Cunha - Coletivo Alona - Londrina/PR

Fora do Eixo Letras

A FEL - Fora do Eixo Letras - é a frente temática do Circuito Fora do Eixo que reúne escritores, fanzineiros, artistas visuais, músicos, acadêmicos e leitores interessados em compreender a cadeia criativa e produtiva da palavra em suas diversas formas - escrita, falada, visual, sonora e multimídia.

Seus primeiros passos foram dados durante o III Congresso Fora do Eixo, em outubro de 2010, na cidade de Uberlândia (MG). A partir de então, começou a articulação de seus membros para o reconhecimento e mapeamento de livros, fanzines, clubes de leituras, festivais, iniciativas literárias e demais trabalhos realizados pelos Coletivos e por outros atores sociais, buscando confrontar experiências locais e visualizar horizontes em comum. A elaboração e circulação do fanzine OrFEL é a primeira ação do Fora do Eixo Letras, definida em seu planejamento para 2011.




O Grito Rock é demais!!!
19.03.2011

Por Zequinha Tatá

     O Fora do Eixo Letras (FEL) e o Grito Rock abalaram com as estruturas de Santana na Sexta Feira do dia 11 de Março de 2011. Foi simplesmente demais! Em um Palco armado na Avenida Ubaldo Ribeiro, várias bandas de rock se apresentaram e a “rockada” rolou solta. Como não poderia deixar de ser, o Circuito Tatamirô de Poesia também marcou presença com uma intervenção poética que efetivou o lançamento do FEL no Estado do Amapá. Enquanto Zequinha do Tata,  Adriana Abreu e Herbert Emanuel apresentavam o   OrFEL (fanzine criado pelo Coletivo especialmente para a ocasião) o público aplaudia manifestando sinal de aprovação e satisfação pela performance.
     No dia 12, a festa bombou em Macapá, mais precisamente, na Praça da Bandeira, onde outras bandas de rock tocaram e o público, que apesar da chuva, compareceu em grande quantidade e ficou satisfeitíssimo, delirando ao som das diversas bandas que se apresentaram no Grito Rock de Macapá. Nesse dia, não foi possível que Tatamirô se apresentasse, todavia, as pessoas puderam visitar, descansar e se esbaldar com a poesia que tinha no nosso nicho, montado no palanque da praça. Quem quisesse, poderia ler poesia nas garrafas ou no chão ou na tela ou poderia declamar ao microfone, bastava somente querer.

Imagens do lançamento do FEL em Santana - AP









Imagens do lançamento do FEL em Macapá - AP














Comentários

  1. Uhuu! Já tô lá! :)
    Agora sigo vcs! E quero pedir humildemente pra vcs, Adri e Herbert, passarem lá no meu blog de poesias pra conhecer:

    http://jaina.nahema.zip.net/

    Obrigada desde agora! Bjos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"AMAR É UM DESERTO E SEUS TEMORES"

José Paulo Paes e a literatura que encanta adulto e criança

Dulcinéa Paraense: a flor revelada